
Realizou-se o VIII ACAREG da Região de Santarém, na semana de 21 a 26 de Julho, em Paços Negros – Fazendas de Almeirim – na Herdade dos Gagos, onde estiveram presentes quase 1000 escuteiros, entre eles o Agrupamento 65 de Torres Novas.
Centenas de crianças, jovens e adultos escuteiros, deixaram as suas casas para estarem presentes no tão esperado acampamento regional.
Dia 21, o Agrupamento partiu cedo para Paços Negros. Após chegarem ao destino as secções de Lobitos, Exploradores e Pioneiros, dirigiram-se ao seu campo a fim de pôr mãos à obra e preparar o local. Depois de um dia cansativo, a abertura oficial de campo!
Acordar cedo e partir à aventura, em busca de ideais, partir em missão e ter como guia um imaginário!
Lobitos – idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos – tendo como imaginário o “XL na Ilha ACAREG”.
Exploradores – jovens entre os 11 e os 14 anos – viveram “A Cortiça” – do Sobreiro ao Gargalo, tendo como personagem “Ti Zé Corticeiro”.
Pioneiros – jovens entre os 15 e os 17 anos – “A Saga dos Vikings”.
Caminheiros – jovens dos 18 aos 21 anos – “Compreender, Decidir e Avançar”
Foi assim que foi vivida uma semana cheia de emoções e imensas actividades!
E porque, “o escuta tem sempre boa disposição de espírito” foi com alegria que vivemos este acampamento, partilhando sentimentos, experiências e aventuras com escuteiros de locais diferentes e experiências diferentes.
O ACAREG realiza-se de 4 em 4 anos. Há 4 anos atrás decorreu no tão conhecido Campo Escola, Serra D’Aire e Candeeiros em Torres Novas. Este ano, a Herdade dos Gagos foi escolhida para “Compreender Sinais para Descobrir Sentidos”, sendo este o tema do acampamento. Foi vivido por todos os escuteiros da região com grande entusiasmo e felicidade!
E porque as dificuldades fazem parte e sem elas não teria piada, pois, uma vez ultrapassadas, faz de nós escuteiros com muito orgulho, Baden Powell, fundador do escutismo, disse-nos “se tiver o hábito de fazer as coisas com alegria raramente encontrará situações difíceis”. Com horários a cumprir e algumas regras para ter em campo “(…) deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes (…)” sempre foi e sempre será, o nosso grande objectivo.
Nesta semana conseguimos, todos juntos, fazer com que a competição não fosse o mais importante, mas sim a auto-competição connosco próprios e que o próximo dia seja melhor que o anterior. Se assim for poderemos estar contentes, este foi o pedido que nos deixou o Chefe Regional. O convívio foi uma das coisas mais importantes neste acampamento, onde pudemos depositar, noutro escuteiro, confiança e trocar com ele experiências sem complexos. Se, com tudo isto, conseguirmos todos fazer, de nós próprios, um bom escuteiro, então, com toda a certeza, viveremos a Fraternidade Escutista mais e melhor!
Com esta grande festa dos escuteiros da região voltámos a casa cansados mas com recordações e amizades que ficarão para sempre!
Sempre Alerta para servir,
Catarina Gonçalves (exploradora)
Agrupamento 65 Torres Novas
Publicado no "O Almonda", Jornal do Concelho de Torres Novas
Sem comentários:
Enviar um comentário