Dia 2 de Fevereiro de 2008, 08h15 na estação de Riachos, mochilas às costas e prontos a partir!
O caminho foi feito cheio de alegria!
O comboio parou! Estava na altura de ver, finalmente, o sítio onde íamos passar três dias espectaculares.
Pusemo-nos ao caminho.
Ficámos instalados na “Casa das Cheias” em Valada! Estávamos prontos para começar as actividades.
“Compreender o grupo, para trilhar novos caminhos”, foi o tema do nosso grande acantonamento.
Conhecer Valada, era o objectivo das actividades de Sábado. Objectivo cumprido. A experiência de entrevistar pessoas mais velhas com culturas diferentes e experiências de vidas diversas foi para nós muito entusiasmante. O reconhecimento do local estava feito, agora era hora de voltar ao local de acantonamento e preparar tudo para apresentar o que fizemos durante a tarde.
Depois do jantar era hora de nos irmos divertir com um jogo pelas “ervas” que estavam bem fresquinhas e molhadas! Chegou a hora do baile, a caracterização foi feita à pressa! Já estávamos todos preparados, a festa começou, muita música e desfile!
Domingo, missa bem cedinho e a chuva não ajudou mas não impediu de irmos dar uma voltinha a correr! Almoçámos e partimos para as actividades da tarde, ensinar os mais novos e prepará-los para a sua promessa de explorador.
Como em todos os acampamentos foi feito um fogo de conselho com muita animação, músicas e muitas peças teatrais ensaiadas pelas patrulhas!
Terceiro e último dia, segunda-feira dia 4, arrumar tudo e preparar para partir. Terminámos as nossas actividades com um pequeno jogo de pista… Depois do almoço e de uma breve avaliação é hora de nos pormos ao caminho até ao comboio!
Chegada aos Riachos, de volta a casa! Com a certeza de que todos fizemos desta actividade um acantonamento inesquecível e que serviu para nos fazer crescer e deixar-nos, a todos muito mais unidos!
Somos um movimento que envolve milhões de jovens…!
Cá dentro, todos somos felizes. Podemos até ter muitas preocupações, e até mesmo sermos pessoas diferentes, mas nos escuteiros, os problemas ficam de lado e não conseguimos deixar de ser apenas nós próprios.
É como uma segunda família, somos todos como irmãos, partilhamos aventuras, os bons e os maus momentos, mas sempre com a certeza de que ali somos felizes!
Ser escuteiro é algo que nem eu sei explicar muito bem, simplesmente sei dizer que fez de mim uma jovem muito melhor e com muitos amigos!
Porquê ficar em casa quando podemos fazer amigos novos, viver as melhores aventuras, aprender coisas novas e principalmente crescermos como pessoas e deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos?
Seguindo o conselho de Baden Pawell, fundador do escutismo: “Sede sempre fiéis à vossa promessa como escuteiros, ainda que tenhais de deixar de ser jovens, e que Deus vos apoie a fazê-lo assim!”
Se és escuteiro, sê feliz e faz com que tudo o que te rodeia seja tão ou mais feliz do que tu, ama sempre a tua vida, aproveita-a e lembra-te de que nos escuteiros existem sempre amigos verdadeiros que te ouvirão sempre que precisares!
A todos aqueles que passaram pela minha vida escutista e a todos com quem tenho o prazer de partilhar muitas aventuras um Grande Bem-Hajam!
Lembra-te também que… Até Morreres… “Uma vez escuteiro, escuteiro para sempre!”
Catarina da Silva Gonçalves
Agr.65 Torres Novas
Oi minina! :-)
ResponderEliminarGostei muito do artigo, está 5*!
Parabéns e espero que este tenha sido apenas o primeiro de muitos! ;-)
Beijinhos.
LV
"A caxopa tem futuro"
ResponderEliminarxD
Muah´
grande actividade...
ResponderEliminartens jeitinho, mãe imprestada xD
bjs
Querida Catarina ;)
ResponderEliminarComo sabes, estive presente nesta actividade...Com altos e baixos, foi simplesmente fantástica ;) Sabes que para mim és a minha menina :) Continua assim porque vais num bom caminho ;)
Escuteiro uma vez, Escuteiro para sempre ;)
Beijinhos
Nessa